Que a inadimplência dos clientes é motivo de dor de cabeça para muitos empresários, não resta dúvidas, mas você sabia que uma alta taxa de inadimplência pode inclusive inviabilizar o seu negócio? Isso mesmo, uma alteração do fluxo de entrada de dinheiro pode alterar toda a lógica do seu negócio, comprometendo toda a cadeia de pagamentos e inclusive a continuidade da atividade.
Analisando esse cenário, resta evidente a necessidade de adoção de técnicas de prevenção que tenham por objetivo diminuir a inadimplência, juntamente com muito planejamento do negócio e consciência de que chegar ao inadimplemento 0 é quase impossível, mas podemos chegar perto.
Para tanto, listamos uma série de dicas que se aplicadas em conjunto podem auxiliá-lo(a) no seu negócio:
– Pesquise sobre o perfil e histórico de seu cliente – antes de tudo, é muito importante saber com quem se está lidando, ou seja, em que perfil de consumo se encaixa seu cliente. Para tanto, há disponível uma série de órgãos que fornecem informações de consumo dos clientes, possibilitando uma prévia análise de crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Serasa, etc. Órgãos dessa natureza contam com uma série de serviços baseado em bancos de dados muitos completos, que podem ajudá-lo a evitar a falta de pagamento do seu cliente, visto que fornecem ferramentas como histórico de pagamento e taxa de adimplemento e atraso.
– Ofereça vantagens para o pagamento a vista – a forma mais prática e eficaz de diminuir a inadimplência é priorizar o pagamento a vista, assim, só comprará seu produto ou contratará seu serviço quem dispor de capital imediato para tanto. Pensando nisso, crie estratégias para que o pagamento a vista pareça atraente para quem vai consumir seu produto ou serviço. Aqui vale tudo, descontos de X porcentagem, oferecer algum produto ou serviço adicional como brinde, desconto na próxima compra, vai da sua criatividade.
– Ofereça descontos baseados em datas de pagamento – essa tática é bem conhecida por ser adotada em muitas instituições de ensino. A lógica aqui é simples, se, por exemplo, a data de pagamento do débito é no dia 10 de cada mês, ofereça um desconto de x porcentagem para pagamento até dia 5 de todo mês. Com a possibilidade de pagar um pouco menos pelo produto ou serviço, dificilmente esse cliente irá atrasar para quitar o valor.
– Organize seu negócio para identificar quem está de fato inadimplente – um bom programa de gestão é essencial para organizar a atividade, principalmente os valores que estão entrando no caixa, ou que deveriam entrar. Ter uma noção clara de quais e, principalmente, quantos clientes estão deixando de pagar seus débitos é fundamental. Isso porque a partir daí é possível traçar algumas estratégias, se a maior parte da inadimplência, por exemplo, são de clientes que optaram por pagar por meio de cheque, esta mais do que na hora de rever essa possibilidade de pagamento.
– Se possível, deixe o consumidor escolher a data do vencimento do débito – boa parte dos trabalhadores brasileiros tem como data de pagamento até o quinto dia útil do mês, conforme previsão em lei, mas nem todos. Numa fase de grande expansão do trabalho informal e do empreendedorismo, essa lógica precisa ser repensada. Repassar a(o) consumidor(a) a tarefa de escolher a data do pagamento do débito é uma boa opção para evitar a inadimplência, pois ninguém melhor que ele(a) para planejar seus pagamentos baseado nas datas dos seus ganhos.
– Envie recados informando que o débito irá vencer em poucos dias (a chamada régua de cobrança) – Você sabia que uma parcela dos inadimplentes está nessa situação por puro esquecimento? Isso mesmo, problemas de organização das finanças, viagens programas na data do vencimento do débito e situações excepcionais como acidentes e imprevistos fora da rotina, podem fazer com que o devedor, apesar de dispor da quantia devida e ter intenção de quitar o débito, esqueça de fazê-lo. Tendo isso em mente, trace estratégias para lembrá-lo, enviando SMS ou e-mail poucos dias antes do vencimento, e garanta o pagamento da dívida. Seguindo a lógica da régua de cobrança, é possível ir além e alertar o cliente do vencimento, dos dias de inadimplemento e até da negativação do crédito.
– Esteja aberto(a) a negociações – tente se colocar no lugar do devedor, a posição de estar em débito com alguém, geralmente, gera um grande desconforto em quem deve, e essa pessoa procurará várias maneiras de sair dessa situação. Nesse momento é hora de negociar. Talvez a parcela esteja aquém das possibilidades do(a) devedor(a), o dia de vencimento está fazendo com que ele(a) atrase o pagamento, ou qualquer outra situação excepcional que o(a) levou a dever. Estabeleça uma relação de diálogo e esteja aberto a sugestões, pode não ser a negociação ideal para o seu negócio, mas se for uma alternativa à inadimplência, já é um ganho.
Por fim, não há dúvidas que atitudes preventivas são as melhores opções para evitar a inadimplência e a dor de cabeça que essa situação traz. Coloque em prática as dicas que mais se encaixam no seu negócio e boa sorte.