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Melhores formas de cobrar um inadimplente

Cansado de não receber pelo produto vendido ou pelo serviço prestado?

De fato, a inadimplência de um cliente cansa a atividade empresarial, obrigando o vendedor ou prestador de serviço a dedicar tempo em correr atrás do dinheiro que deveria ter entrado, desviando o foco do seu trabalho principal de impulsionar seu negócio.  

Receber o dinheiro devido nem sempre é fácil, envolve uma boa estratégia de cobrança, um programa de gestão do negócio que identifique a inadimplência e, muitas vezes, um pessoal capacitado e voltado apenas para essa atividade.  Mas tenha em mente que receber pelo produto vendido ou serviço prestado é um direito seu, não abra mão disso.

Dessa forma, estar preparado para situações como essa já te coloca um passo à frente da resolução do problema, e agindo de forma rápida e efetiva acaba por não comprometer sua atividade e o bom andamento do negócio.

Para ajudá-lo(a), trouxemos algumas dicas práticas de como cobrar seu cliente inadimplente de forma efetiva:

Educação e cordialidade, SEMPRE – ainda que o devedor esteja em débito, busque sempre uma abordagem amigável e educada, nunca perca a razão e lembre-se da premissa: um erro não justifica o outro.  Situações de inadimplência são mais comuns do que podemos imaginar, sendo provável que se repitam muitas vezes durante sua atividade empresarial, então o melhor a ser feito é aprender a lidar com a situação, mas sempre tratando com a seriedade devida. Procure evitar desgastes desnecessários e tenha em mente que caso a situação financeira do seu cliente venha a melhorar, ele poderá voltar a consumir seu produto ou serviço;

Se tiver um contrato, reforce as cláusulas que tratam da inadimplência – dependendo do seu negócio, é possível que a venda tenha se efetivada com a assinatura de um contrato. Partindo desse ponto, busque deixar claro para o cliente inadimplente o que foi pactuado entre vocês quando da assinatura desse contrato e das consequências da sua inadimplência. Tenha cláusulas claras e objetivas quanto a isso, facilitando o entendimento do cliente e a comunicação entre vocês.  

Esteja aberto a negociações – a posição de inadimplente não é confortável a ninguém, então tenha em mente que o devedor tentará resolver a situação o mais rápido possível. Ademais, boa parte de quem deve não tem mesmo condições financeiras para quitar as dívidas contraídas, considere isso. Nesse cenário, esteja aberto(a) a negociações, ouça o que o inadimplente tem a falar e os motivos que o levaram a não pagar suas dívidas, assim poderão achar uma solução efetiva para o problema;

Facilite o pagamento da dívida – ofereça ao devedor facilidades para a efetivação do pagamento da dívida, lembre-se que o objetivo principal é receber o valor devido, ainda que isso demore um pouco mais do que o esperado. Assim, opções como reparcelamento da dívida, pagamento no cartão de crédito, envio de boletos por e-mail, lembretes de datas de vencimento, são todos válidos, use sua criatividade.

Se possível, capacite seu pessoal para realizar a cobrança – antes de mais nada, lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor traz algumas regras claras quanto a cobrança de um inadimplente, sendo vedada cobranças vexatórias e ameaças. Assim, resta evidente a necessidade de ter alguém em sua equipe que conheça as limitações da cobrança e aja de forma responsável e efetiva. Além do mais, capacitar pessoal para agir em situações como essa faz com que as cobranças sejam agilizadas e mais assertivas. Se for impossível para o seu negócio a capacitação de pessoal ou a adoção de um setor apenas para isso, avalie a possibilidade de terceirizar o serviço de cobrança, também é uma saída viável ao problema.

Não se esqueça que manter o bom relacionamento com o cliente é essencial, pois assim que sua situação financeira melhorar, poderá voltar a fazer negócio.