Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

O que é recuperação de crédito e como funciona?

A recuperação de crédito é um procedimento de cobrança, utilizado por empresas e pessoas físicas, para regularizar e restituir o crédito do consumidor inadimplente.

Normalmente, no comércio, essa inadimplência está relacionada ao atraso no pagamento da prestação de uma dívida, que pode ser causado pelo desemprego, por problemas de saúde na família, pelo aumento de impostos e custo de vida, por dificuldades no gerenciamento empresarial, ou mesmo, em virtude da vontade do devedor em não cumprir com sua obrigação.

Diante da complexidade dessas situações de inadimplemento, a empresa credora costuma contratar um escritório de cobrança, com especialidade técnica e conhecimento legal, para intermediar as negociações de dívidas ou para administrar a sua carteira de clientes endividados.

Os advogados dessas instituições, então, são capacitados para lidar com as particularidades, vantagens, desvantagens e riscos relacionados à cobrança extrajudicial e judicial da dívida.

Cobrança Extrajudicial 

Essa negociação extrajudicial é a maneira mais ágil e menos burocrática para a recuperação de valores devidos pelo consumidor.

Isto porque, com base na relação amigável entre credor e devedor, a recuperadora de crédito realiza contatos diretos com o devedor – mediante notificações, telefonemas, reuniões e acordos – para o oferecimento de condições justas à quitação da dívida e restituição do crédito no mercado.

É, comumente, aplicada à dívidas recentes ou de valores menores, que não são razoáveis à provocação judicial.

Cobrança Judicial

Por outro lado, a cobrança judicial ocorre quando é necessário à intervenção do poder judiciário para obrigar o devedor a cumprir com sua obrigação.

As medidas judiciais, como a ação de execução, ação de cobrança e ação monitória, são tomadas em virtude da ausência do pagamento de uma dívida por um longo período – que não se resolveu amigavelmente – ou em razão do grande valor devido.

Mas, atenção, é recomendável que, anteriormente à cobrança judicial, a recuperadora de crédito tenha, ao menos, tentado resolver a dívida extrajudicialmente, isto é, entrando em contato diretamente com o devedor, que se manteve resistente quanto ao pagamento.

A contratação de uma assessoria jurídica de cobrança empresarial é, portanto, fundamental para a recuperação de crédito, amigável ou judicial, pois muitos devedores utilizam de diversos artifícios para não realizarem o pagamento de suas dívidas.

Um escritório de advocacia especializado possui profissionais preparados para auxiliar sua empresa na cobrança de dívida e recuperação de crédito de devedores inadimplentes, por meio de uma abordagem eficaz e adequada, capaz de garantir um acordo bem sucedido.